segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SOCIEDADE MELHOR...


15/11/2009 - 17:24 Compreensão
“A nossa sociedade seria melhor se houvesse mais compreensão da parte de todos. Isso é fato! O universo sociedade a que me refiro é o nosso grupo social, com quem temos que conviver todos os dias, que são a nossa família, amigos, vizinhos, companheiros de atividades ou de estudos, e porque não, as pessoas desconhecidas que passam por nós todos os dias no nosso bairro ou num centro da cidade. ”Como ela nos veem?” ”Qual perspectiva e opinião elas têm de mim?”
Por mais acomodados que queiramos ser em não se importar com a opinião pública ao nosso respeito, sempre, com todo ser humano, nem que seja uma vez, lá nos recantos mais profundos da mente, ele consegue transparecer essa emoção, ainda que não a encarnando para um ato ou até mesmo uma expressão fisionômica de insatisfação, porque isso é uma necessidade humana: ser compreendido. Se expressar da forma mais clara possível e não correr o risco de ser mal interpretado. Tomar uma atitude que se acha certa e ainda assim não ser mal visto pelas pessoas ao redor. Mas às vezes por mais claros que tentamos ser, não conseguimos a compreensão completa por parte das pessoas. E estas são nossos próximos, estas são quem enxerga nossos erros e acertos todos os dias. Seria falta de clareza nossa por não falar na maneira que devia? Fale livremente.
Aja livremente!
O Ato da Compreensão exige algo a mais. Algo especial. O que falta em muitas pessoas. Até mesmo em Nós, os que compartilhamos de uma certa forma ao ler esse post. Algo que leva o nome de EMPATIA! Acredito que com isso, a incompreensão reduziria e até mesmo acabaria, a partir do Momento que Ouvimos aos outros e nos colocamos no Lugar do Outro. Pense bem nisso. Às vezes pra ouvir o que nossos pais, tios, tias, avós dizem, somos tão intolerantes.
Mas… Ouça! Entenda aquele momento. Nós, seres humanos, todos temos a necessidade de sermos Bem compreendidos. E de compreender também. O que nos falta muitas vezes também é o ”psicólogo” que há em nós. Aquela pessoa que Ouve, e entende a situação. Se compreender fosse algo mútuo no meio em que vivemos, as coisas seriam mais fáceis. Se Todos se compreendessem. Se todos empatizassem. Acredito que fazendo a minha parte, os outros irão ver e assim vai ser despertado o desejo de ser também!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário